phone 11 5585.7756 / 93107.7434   mail contato@votta.com.br

IStock 000019537569 Network

Networking –

A palavra networking significa rede de relacionamentos. Na prática, quanto mais pessoas conhecemos, maiores as chance de oportunidades aparecerem. Relacionamento é uma habilidade essencial na vida, seja no ambiente corporativo ou não.

Ter uma boa rede de contatos é importante para qualquer profissional. Ampliar essa rede é desenvolver um real interesse pelas pessoas. Oferecer apoio, com objetivo de ajudar o outro. O dinamismo na trajetória de carreira exige que um profissional invista na sua interação com as pessoas.

Não é suficiente, porém, visitar as redes sociais, convidar outros profissionais e adicioná-los. Uma rede de relacionamentos deve ser monitorada e gerenciada sempre. A maioria das pessoas decide acionar a sua rede apenas quando está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, seja por demissão ou pela decisão de mudar de carreira. Atitude errada.

Para diversos profissionais em processo de transição de carreira esse é um dos pontos mais críticos. Muitos não investiram em ampliar a sua rede, não zelaram por manter seus contatos ou até mesmo deixaram de ajudar quando solicitados. Certamente no momento que precisam acionar e retomar os seus contatos terão mais dificuldade. A importância do networking não pode se resumir para suprir as suas necessidades. Manter o relacionamento com profissionais da sua área de atuação ou não deve ser uma atitude constante.

Há diversas formas de maximizar seus contatos. Não podemos jamais resumir ou minimizar esta ação à troca de cartões. Virtualmente, participe de fóruns de discussão, grupos de estudos e de trocas na sua área de atuação ou em temas do seu interesse. E, não se isole no ambiente virtual. Participe de palestras, encontros, cursos, associações e eventos que além de ampliar o conhecimento técnico proporcionará novos contatos. Instituições de ensino também são um ambiente excelente para ampliar as conexões, além das trocas e aprendizados que este espaço proporciona.

Uma relação de confiança e empatia pode alavancar um negócio, contribuir para encontrar uma nova posição no mercado e fortalecer uma trajetória de carreira. Como empreendedor os relacionamentos profissionais contribuem muito para o crescimento do negócio. Espontaneamente se aproximar de pessoas que possam agregar valor e criar relacionamentos sólidos pode fazer a diferença. Conexões e contatos com interesses mútuos são um diferencial.

Para a trajetória de carreira é conhecer e ser reconhecido que pode ajudar no seu crescimento e desenvolvimento. Muitas oportunidades de trabalho não são divulgadas, portanto através do networking se pode obter informações sobre posições em aberto. Para muitos abordar alguém não é confortável porque não se sabe qual a reação da pessoa. A dica é não se intimidar, não ser arrogante ou ter orgulho e não conseguir pedir ajuda às pessoas. Do outro lado também pode ter alguém com interesse em expandir o relacionamento. Ainda assim, não tenha receio de encontrar alguém que seja mais rude ou que não esteja disposto a conversar. Certamente, o problema não é seu e nem da sua abordagem.

Nem sempre nos deparamos com pessoas que tem disponibilidade para trocar informações, contribuir e até mesmo interagir. E isto jamais pode ser um motivo para desistir de continuar investindo em ampliar as suas conexões. Cuide de sua rede de relacionamentos. Seja solícito e gentil, ajudando outras pessoas. Cultive E mantenha relações. Agradeça pelas indicações que recebeu através de suas conexões. Faça dessas atitudes um hábito.

Por Ylana Miller
Fonte: Estadão