Por que é importante que o empresário invista na indústria 4.0?

Por que é importante que o empresário invista na indústria 4.0? -A primeira revolução industrial começou na Inglaterra por volta de 1760 e foi muito impulsionada pela máquina a vapor, a segunda criou a produção em alta escala também chamada de produção em massa 100 anos mais tarde e a terceira, na década de 60, chamada de revolução digital e é a que estamos hoje, trouxe a aplicabilidade dos CLP Controladores Lógicos Programáveis e dos robôs.

Na Alemanha, está nascendo ou podemos dizer já nasceu a quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0, que objetiva produzir um produto customizado para o cliente, com alta qualidade e com preço muito baixo, como se esse produto fosse produzido em alta escala, ou seja, não precisa ter uma produção em massa para se conseguir um preço baixo.

Isso significa que os alemães perceberam que para que seus produtos possam ser competitivos em preço, fazendo contraponto aos preços da China por exemplo, eles precisam produzi-lo de forma customizada, mas com o preço de um produto de alta escala – lembrando que o custo do produto é menor quanto maior a quantidade produzida. A forma de se fazer isso foi conectar todos os processos tornando a indústria muito mais flexível para produzir uma peça customizada com o mesmo custo com que se produz milhões de peças padronizadas.

A ethernet industrial é pré-requisito básico para se introduzir os princípios da indústria 4.0 assim como, Wi-Fi industrial, Smart Systems e outras tecnologias.

Assim, o empresário precisa começar entender e preparar a sua empresa para enfrentar em breve uma nova competição que não será mais exercida somente por preços baixos. Ele enfrentará a competitividade de países desenvolvidos que têm alta produtividade, alta qualidade e agora com preços muito baixos.

O principal benefício para o empresário começar a investir na indústria 4.0, no longo prazo, é manter vivo o seu negócio, pois sem produtividade, qualidade, velocidade de resposta e preços baixos, a empresa corre grande risco de sair do mercado.

Ronaldo Alves – Estadão – Julho 2017

Origem e Significado da “Indústria 4.0”

Essa mudança chega para a fabricação de modo tão importante quanto foi a chegada do motor de vapor, o interruptor de energia elétrica, a adoção de tratamentos informatizados de dados e a automação de fabricação. Os acadêmicos e industriais alemães denominaram essa mudança “Indústria 4.0”, reconhecendo que ela significa uma nova abordagem para a fabricação.

A Indústria 4.0 consolida avanços em sensores e comunicações já em uso. É um programa coordenado, orientado para o desenvolvimento e a implantação de dispositivos “inteligentes”. Engloba conceitos como a “Internet das Coisas” (IoT), a “Internet Industrial das Coisas” (IIoT), a comunicação máquina a máquina (M2M), IPv6, RFID, computação em nuvem e mineração de dados.

Fonte: omega.com

This Post Has One Comment

Deixe um Comentário