Os Alicerces de uma Cultura Campeã

Os 18 principios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil

1.Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção.

2.O maior ativo da empresa é gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida de seu talento e sendo recompensada por isso. A remuneração tem que estar alinhada com os interesses dos donos.

3.O lucro é o que atrai investidores, gente boa e oportunidades, mantendo a máquina rodando.

4.Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo. É preciso concentrar-se no essencial.

5.Tudo tem que ter um dono, com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas, no final, alguém tem que decidir.

6.Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.

7.Transparência e fluxo de informações facilitam decisões e minimizam conflitos.

8.Escolher gente melhor do que si mesmo, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a principal tarefa dos administradores.

9. A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas atitudes heróicas como nos pequenos gestos do dia-a-dia.

10.Sorte é sempre resultado de suor. Tem que trabalhar muito, mas com alegria.

11.As coisas acontecem na operação e no mercado. Tem que gastar sola de sapato.

12.Ser paranóico com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob nosso controle, ajuda a garantir a sobrevivência no longo prazo.

13.A insatisfação permanente, a urgência e a complacência zero garantem a vantagem competitiva duradoura.

14.A inovação que agrega valor é útil, mas copiar o que já funciona bem é normalmente mais prático.

15.A discrição corporativa e pessoal só ajuda. Aparecer, só com objetivo concreto.

16.Aperfeiçoamento, melhora e educação são esforços constantes e devem integrar nossa rotina.

17.Nome, reputação e marcas são ativos valiosíssimos que se constroem em décadas e se perdem em dias.

18.Malandragens e espertezas destroem uma empresa por dentro. A ética compensa no longo prazo.

Fonte: Revista HSM 66 – Jan-Fev.2008

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