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Você sabe quais os objetivos do Planejamento Estratégico?

Uma prática anual de toda empresa que deseja coordenar adequadamente sua atuação, o planejamento estratégico permite planejar-se e determinar os fatores e ações para seu sucesso no período seguinte. Mas, na hora de fazer esse plano para a empresa, muitos se perdem em análises e relatórios e se esquecem dos reais objetivos ao desenvolver um planejamento estratégico. De um modo geral, pode-se dizer que os objetivos do Planejamento Estratégico são orientar e reorientar a empresa na busca por melhores resultados, levando em consideração análises do passado, do presente e projeções para o futuro.

Confira agora uma lista com os 8 principais objetivos do Planejamento Estratégico e seus benefícios para os negócios.

8 objetivos do Planejamento Estratégico

1- Garantir agilidade nas tomadas de decisão

No Planejamento Estratégico, as metas e objetivos da organização encontram-se muito bem estabelecidos. Sabendo onde se pretende chegar e ciente dos riscos e dos recursos disponíveis, as decisões podem ser tomadas de maneira mais fácil e ágil.

2- Avaliar a concorrência

Faz parte do Planejamento Estratégico levantar informações sobre os seus concorrentes. Conhecer os produtos e serviços que eles oferecem é fundamental para descobrir seus pontos fortes e suas limitações. Assim, é possível desenvolver estratégias para estar sempre à frente da concorrência e se diferenciar.

3- Descobrir forças e fraquezas

Uma pesquisa de satisfação pode desvendar quais são os pontos fortes de seu negócio e também as fraquezas apontadas por seus clientes.

Além da pesquisa, analisar a performance de vendas de cada produto ou serviço da empresa no ano anterior também ajuda a determinar quais são os preferidos dos clientes e aqueles que apresentam maior taxa de recompra, permitindo identificar mais forças e fraquezas.

4- Identificar ameaças e oportunidades

 é preciso fazer uma análise do ambiente externo da organização a fim de identificar Ameaças e Oportunidades. Nesse sentido, são consideradas variáveis como hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos, legislação etc.

5- Definir a identidade e o posicionamento da organização

Isso é feito quando se estabelece a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Quando as decisões passam a ser baseadas nesses três pilares, o relacionamento com os ambientes interno e externo melhora de maneira significativa, aumentando as chances de sucesso.

6- Estabelecer um plano de ações

Trata-se da parte prática, da execução das estratégias propostas.
É o plano de ações que especifica o que cada colaborador deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no PE.

7- Otimizar recursos

Com as ações devidamente planejadas, é mais fácil para os gestores alocarem seus recursos de maneira eficiente e evitar desperdícios de tempo, esforço e dinheiro. Para que os objetivos do Planejamento Estratégico se concretizem, é preciso que o seu conteúdo seja bem elaborado e devidamente compartilhado com todos os colaboradores. Assim, a empresa conseguirá maximizar o seu potencial produtivo e fortalecer o seu posicionamento no mercado.

8- Motivar e integrar as equipes

O Planejamento Estratégico define quais são os objetivos gerais da organização. Dessa forma, todas as equipes (cada uma com suas funções e metas bem definidas) passam a trabalhar por um objetivo comum. Sabendo que cada colaborador desempenha um papel importante na busca por resultados, a motivação, a colaboração e o comprometimento entre eles tende a aumentar.

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Por: Rafaela Frankenthal 

(texto adaptado)