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… Trabalho

A inteligência emocional é responsável por 58% do desempenho profissional, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria TalentSmart. Isso mostra a valorização da aplicação dos conhecimentos já adquiridos e a capacidade de lidar cotidianamente com situações incertas. A Nova Economia e a velocidade na introdução de novos produtos e tecnologias refletem diretamente nas mudanças dos processos e gestão das empresas, sendo fundamental ter profissionais que além de tecnicamente capacitados, produzam muito bem em conjunto, que consigam se comunicar e se ajustar rapidamente, mesmo sob pressão. Por isso, se trata de um pré-requisito que independe do cargo ou porte do negócio.

Há cada vez menos espaço para aqueles que se fechavam na própria baia e executavam as atividades solicitadas pelos gestores de forma individual. Startups e grandes corporações estão apostando mais em times que trabalham de maneira colaborativa para alcançar objetivos estrategicamente traçados e são comandados por líderes com capacidade de obter a motivação necessária da equipe para conquistar o sucesso dos projetos.

Embora a habilidade de se relacionar seja algo intrínseco a cada pessoa, é possível desenvolvê-la ao longo da vida.

Dicas de como iniciar o processo de aprimoramento:

– Saber ouvir e aceitar as críticas: o profissional precisa estar aberto a feedbacks que têm como objetivo melhorar a produtividade e o relacionamento na empresa. Se a pessoa enxerga os atos que levaram a consequências negativas, então será um ponto de partida para que ela se proponha a mudar o comportamento.

– Cumprir as atividades delegadas: Não é raro encontrar casos em que supervisores auxiliam seus colaboradores além do limite aceitável. Por isso, a partir do momento que as responsabilidades são atribuídas à equipe, é necessário que cada um execute o que lhe foi proposto.

Comunicar-se: Ficou para trás a regra de não interagir com os companheiros de trabalho. É importante criar uma rede de networking tanto para trabalhar de maneira mais harmônica quanto para projetos futuros. Conversar não apenas assuntos profissionais, mas sobre hobbies, planos de férias e até situações mais delicadas, torna o cotidiano mais leve.

– Adaptar-se às mudanças: São muitas as situações diariamente vividas de indefinição ou reformulação de planos. Para encarar esses momentos é fundamental exercitar a capacidade de trabalhar com níveis de estresse e ansiedade.

Muitas vezes essa capacidade de relacionamento interpessoal é descoberta no cotidiano do trabalho, quando é, então, determinante para a ascensão do profissional.

Texto adaptado – Business Leaders