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Cliente Oculto

 – É importante que o empresário esteja preparado para saber quais são os pontos a serem melhorados em sua empresa e disposto a implementá-los. Nesse momento, a aplicação do cliente oculto realmente terá um custo x benefício bom.

A principal vantagem para o empreendedor que contrata o serviço é a oportunidade de aprimorar o seu negócio. Por intermédio desse profissional, você poderá fazer a autoavaliação da gestão de sua empresa. Conversar diretamente com os frequentadores regulares do estabelecimento é importante, mas a opinião deles pode sofrer influências externas. Se tiverem um dia estressante, por exemplo, isso pode motivar uma avaliação ruim. O cliente oculto traz uma perspectiva mais honesta de todo o processo de compra que foi vivenciado.

Em cada contato do cliente com a empresa é importante que seja avaliada a sua satisfação: atendimento recebido, pagamento, pacote, devolução de produto, execução de um serviço conforme contratado, pós-venda, etc.

Um momento importante é quando o produto precisa ser devolvido e o cliente percebe que a gentileza e presteza somem, pois não estará gerando receita. Este é um momento que deve ser tratado com muito cuidado pelo dono, pois para se manter um cliente satisfeito e fiel todas as experiências com a marca devem ser positivas.

Essa é uma prática já adotada em pequenos negócios pelo fato de várias entidades conseguirem subsidiar este serviço para as pequenas empresas. Muitas empresas de pequeno porte ainda não utilizam o serviço de cliente oculto por não o conhecerem e por não saberem a que tipo de empresa recorrer para a utilização deste serviço.

Fonte: O Estado de S.Paulo – por: Paola G. Rosa