phone 11 5585.7756 / 93107.7434   mail [email protected]

.Captain Fantastic

Capitão Fantástico – o que podemos aprender com esse filme: – Encontrar o caminho do meio.

Educar exige foco, propósito e determinação, mas, acima de tudo, escolha. Muitas são as linhas possíveis, seja em casa, seja na escola. O filme Capitão Fantástico fala desse universo, no qual o protagonista aposta em um modelo radical: muda-se com os seis filhos para a floresta, ensina aquilo que sabia e o que os livros eruditos ensinavam. Treina-os para enfrentar as adversidades com rigidez militar, isola-os do mundo, mas os ensina a pensar. No entanto, apesar da relação afetuosa, os filhos não se encaixam no mundo quando, tempos depois, é preciso voltar à convivência em comunidade. Capitão Fantástico traz uma bela reflexão sobre as decisões que tomamos, em especial as radicais. E como é necessário encontrar equilíbrio sem perder a essência. Bom para quem tem filhos, para quem pretende tê-los e para quem busca o caminho do meio.

Capitão Fantástico funciona como comédia, como drama e ainda oferece um momento musical encantador, ao som de “Sweet Child O’ Mine”. São vários filmes dentro de um só, com direito até a cenas de roadmovie. Apresenta uma família encantadora, que funciona principalmente por causa de elenca fabuloso liderado por Viggo Mortensen. Ele vive o capitão do título, o chefe da família, um cara de ideias fortes e que ama seus filhos. As crianças estão todas bem e o filme realmente consegue passar a ideia de que estamos diante de uma família.

Ainda que tenha a alma de um filme independente, Capitão Fantástico apresenta um ótimo trabalho de design de produção, fotografia, montagem e, especialmente, trilha sonora.  

Mas a grande força está mesmo, além das atuações, no roteiro, que consegue passar a ideia de que estamos diante de um grupo de pessoas libertários e não revoltados. Não há espaço para ódio. Há para amor. Amor entre os personagens. E amor entre o espectador e esta preciosidade.  

De Matt Ross | Com Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Kathryn Hahn, Steve Zahn | 2016 | EUA